21º EBO - Escola Bíblica de Obreiros

Foram oito dias de estudos bíblicos na direção do Espirito Santo

De 3 a 10 de setembro, foi realizada a 21º Escola Bíblica de Obreiros - EBO , na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Jundiaí/ SP, presidida pelo Pastor Esequias Soares da Silva. Neste ano o evento teve a participação de 6 pastores para ministrar as palestras, preletores aprovados por Deus para enriquecer os participantes com mais conhecimento das Escrituras Sagradas.
O tema escolhido para a EBO foi:  "Procura apresentar - te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade" - 2 Tm 2.15.

Para a abertura do evento o preletor convidado foi o pastor Welbr dos Santos, residente na cidade de Elizabeth - estado de Nova Jersey, Estados Unidos. Pastor e missionário, é Líder da Assembleia de Deus de Elizabeth. Sua atuação como preletor impactou os participantes com uma poderosa Palavra vinda do trono de Deus, o texto bíblico escolhido foi  o de Lucas 22. 54-62.
Os preletores convidados para compor a 21º EBO foram: Pastor Esequias Soares, presidente da AD Jundiaí/ SP, com tema: "500 anos da Reforma Protestante - A Supremacia da Palavra"; Pastor Roberto José dos Santos - presidente da AD Abreu e Lima e Comadalpe, com o tema: "Competência para o Ministério Pastoral"; Pastor Douglas Roberto de Almeida Baptista, líder da Assembleia de Deus da Missão no Distrito Federal e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB, relator da Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil com o tema: "Escatologia na perspectiva do arrebatamento"; Pastor Paulo Kamisaki, é senior, Pastor az da Assembly of God Church - Toronto`s Ministry em Toronto Canadá, com o tema: "A Mó: um processo de Deus nas nossas vidas; o alimento para nossas almas"; Pastor José Prado Veiga, auxiliar em São Paulo ao lado do Pastor José Wellington Bezerra da Costa,  é Pastor no setor 53, Itaim Paulista, São Paulo/SP, com o tema: "O Espírito Santo operando através dos dons ministeriais na Igreja"; pastor Nivaldo Bispo Ximenes, pastor auxiliar na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Jundiaí/SP, onde exerce a função de Coordenador Geral dos Jovens da UMADJU, com o tema: "Aconselhamento pastoral".
Estes foram os pastores que com  a ajuda de Deus, dedicação e amor tiveram a responsabilidade de levar para os obreiros presentes o conhecimento sobre as Escrituras Sagradas, assim despertando aos obreiros presentes a amar ainda mais a Palavra de Deus.

Os participantes adquiriram apostilas com o conteúdo que foi tratado: Reforma Protestante, escatologia, aconselhamento pastoral, dons ministeriais, competências para exercer o ministério e o significado da mó. Em anexo está o conteúdo da aula do pastor Esequias Soares, que por motivos técnicos não constou na apostila.
O encerramento da EBO aconteceu no domingo ( 10 ), e o preletor convidado para a mensagem final o Pastor João Paulo, que atua na área de missões na Assembleia de Deus na cidade de Americana/SP. 

No final do evento foi realizada a consagração dos obreiros das congregações do campo de Jundiaí e sede Vianelo, para exercerem as funções de diácono e presbíteros. O Pastor Esequias Soares, fez a leitura das responsabilidades e as atuações dos obreiros nestes ministérios que se encontra no livro DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus no Brasil.
 Louvamos a Deus por esses dias de ensinamentos e que foram marcados pela dedicação e competência dos irmãos que através da direção do Espirito Santo trouxeram, compreensão e mais amor a Palavra de Deus.

texto: Zara Campos
fotos: Emanoel Moura